FGTS Inativo – Prazo, Quem tem Direito, Como Sacar

Atenção trabalhador, agora você já pode consultar o seu saldo de recursos de contas inativas do Fundo Garantidor por Tempo de Serviços. E a partir de 2017, os recursos poderão ser sacados.  O calendário de saques será divulgado em fevereiro de 2017. Aguarde.​

Nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, o presidente Michel Temer fez um anúncio de que a partir do ano que vem os trabalhadores brasileiros podem fazer a retirada de recursos oriundos de contas inativas do FGTS.

Até então, a única forma de poder sacar esse dinheiro era após a aposentadoria do trabalhador, para ajudar na aquisição da casa própria ou em casos de desemprego pelo período de 3 anos consecutivos, sem trabalho com a carteira de trabalho assinada pelo contratante.

O anúncio provocou uma avalanche de consultas ao site da Caixa Econômica Federal, que este se manteve instável diante de tantos acessos de trabalhadores que queriam consultar se possuem o direito ao saque desses recursos.

Para quem não sabe, as contas chamadas Inativas são aquelas contas pelas quais o trabalhador já recebeu recursos como FGTS, abonos e outros benefícios, quando se rompia oficialmente o vínculo empregatício com seus contratantes. Como os trabalhadores costumam trabalhar em muitas empresas, essas contas que antes recebiam o depósito dos empregadores passam a ficar inativas. Mas apesar de inativas, pode ocorrer de restarem alguns recursos que atualizados e somados com outros de outras contas inativas podem render uma quantia considerável.

Dessa forma, segundo Michel Temer, esses recursos serão liberados para saque a partir de 2017. Porém, serão consideradas contas inativas aquelas cujos contratos foram encerrados até 31 de dezembro de 2015.

A Caixa disponibiliza um site para que o trabalhador verifique se possui esse direito.

É só acessar  servicossociais.caixa.gov.br e fazer um cadastro usando o número do PIS/PASEP e criando uma senha para acessar o sistema.

A Caixa também já oferece um aplicativo, que pode ser baixado em http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/ .

O prazo para o recebimento destes recursos e as datas ainda não foram determinados. Mas a estimativa é que isso possa ser feito a partir de fevereiro. Além disso, assim como é feito no recebimento de PIS/PASEP, um calendário deve ser criado e os trabalhadores poderão sacar seus recursos a partir da data de nascimento.

Saiba mais:

Uma conta inativa é aquela onde você recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado. E, em breve, milhões de trabalhadores poderão sacar o saldo de suas contas inativas em que o contrato encerrou até 31/12/2015. Consulte se você tem direito ao benefício e prepare-se para aproveitar.

Onde sacar?

O saque do FGTS de contas inativas poderá ser feito em Lotéricas, autoatendimentos, Caixa Aqui ou em agências Caixa.​

Como saber se a conta é inativa?

Basta consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h – 0800 726 0207 Caixa Cidadão

Escrito por

Oportunidades de Trabalho é um portal aberto as empresas que buscam novos profissionais e, a profissionais em busca de uma oportunidade de trabalho.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário