Como se destacar em uma entrevista de emprego

Algumas dicas de como se destacar em uma entrevista de emprego, garantindo talvez uma vaga dentro da empresa.

  • O mercado de trabalho está bem competitivo, a população crescente é um dos resultados disso, as ofertas são menores do que se espera e às vezes conseguir uma vaga é difícil. Você participa de seleções, mas não recebe aquela ligação tão esperada que lhe escolhe como candidato para preencher aquela vaga, então às vezes você pensa: “O que há de errado?” Pode ser que você não esteja se expressando da maneira correta na entrevista! Então vamos dar alguns passos para você ter sucesso da próxima vez em que participar de uma nova seleção.
  • 1- Se especializar

    . As empresas sempre estão buscando profissionais que estejam capacitados e que possuam o diferencial para trazer mais desenvolvimento e criatividade para sua empresa, por isso faz-se tão importante aprender mais. Você pode escolher cursos e fazê-los até online, existem muitos cursos em EAD (Educação a distância) que dão certificados e proporcionam conhecimentos, inclusive cursos gratuitos, caso não possa pagar por um.

  • 2- A roupa

    . A roupa é um dos primeiros passos para quem está se dirigindo para uma seleção, evite usar roupas curtas ou decotadas, prefira calça jeans e uma blusa social, se o padrão da empresa for muito formal opte por calça e blusa sociais.

  • 3- Maquiagem

    . Não exagere na maquiagem, um toque leve de batom e base está de bom tamanho.

  • 4- Pesquisar sobre a empresa

    . Antes de passar pela entrevista faça uma pesquisa sobre a empresa. Você pode buscar informações pela internet, como qual é a missão e valores da organização, qual é o mercado em que ela atua e os setores ou produtos em que ela mais se destaca, isso lhe ajudará por exemplo na redação ou perguntas como: O que você como candidato tem a oferecer a empresa se for escolhido para preencher esta vaga?

  • 5- Destaque-se

    Conhecendo as principais informações sobre a empresa fica mais fácil se destacar, o entrevistador perceberá que você buscou informações da empresa, isso mostra parte do interesse que você tem pela instituição.

  • 6- Na entrevista, cumprimente

    . Assim que entrar na sala cumprimente o entrevistador com educação e bom humor, por exemplo: “Bom dia”, “Olá”, “Como vai?”.

  • 7- O corpo fala

    . O corpo expressa muita coisa, é claro que muitas vezes numa entrevista você sente-se inquieto, nervoso, mas procure manter-se numa posição estável. Deixe a coluna ereta, quando estiver sendo avaliado não fique curvado, ou com as pernas balançando, ou estalando os dedos ou mexendo o tempo todo nas mãos, isso demonstra ansiedade e dependendo de quem entrevista, pode achar que isso são pontos negativos.

  • 8- Seja claro

    . Ao serem feitas as perguntas, seja objetivo, sem rodeios ou gracinhas, a entrevista é séria e você estará sendo avaliado por tudo que diz e faz.

  • 9- Celular

    . Por ser um momento de avaliação, você deve manter o celular desligado ou no modo silencioso, para que não haja nenhuma interrupção da sua parte. Se realmente for muito urgente o motivo do celular estar ligado e ele tocar no meio da entrevista, explique-se antes de atender. Se caso você esqueceu mesmo de desligar e o barulho atrapalhou a conversa, peça desculpas e guarde o celular.

  • 10- Experiências

    . Ao ser tocado no assunto das suas experiências profissionais fale do que você trouxe como benefício para a empresa, ou alguma situação difícil em que você proporcionou uma ideia que ajudou a organização.

  • 11- Dedicação

    . Fale do que você gosta de fazer e no que se empenha e propõe a executar dentro do seu setor.

  • 12- Mostre ânimo

    . Mostre ânimo no falar, sem afobação, mas demonstre alegria e satisfação em poder participar do trabalho em que a organização desenvolve.

  • 13- Metas a longo e curto prazo

    . O entrevistador em certo momento pode querer saber quais são suas metas a longo e curto prazo, isso se refere a seus sonhos e projetos. Você pode citar, por exemplo, a longo prazo, comprar uma casa ou um veículo, e a curto prazo fazer um curso ou uma faculdade.

  • 14 – Por que você?

    O entrevistador pode perguntar por que você entre tantos é o candidato ideal para ocupar a vaga. Você deve ser sempre verdadeiro, veja em suas qualidades o que de melhor você tem a oferecer, como por exemplo:

    • Pontualidade.
    • Confidencialidade.
    • Cumprimento de tarefas dentro do prazo.
    • Disponibilidade para viagens.
  • 15- Honestidade

    . É importante que você também esclareça sua posição e disponibilidade, quanto a horários, dias de trabalho, remuneração, não adianta dizer poder fazer algo ou informar algo que ou não possa realizar ou não saiba realizar, seja honesto.

  • 16- Iniciativa

    . Principalmente nas dinâmicas de grupo, demonstre iniciativa e comunicação, interaja com os demais participantes, crie ideias estratégicas.

  • 17- Timidez

    . Se você for tímido ou inseguro, o bom é que treine bastante para na hora da avaliação não ficar para segundo plano, treine com seus pais ou com os amigos, formule perguntas juntos e responda como se de fato estivesse numa entrevista de emprego, assim você tenderá a sair-se muito bem!

  • 18- Não desanime

    . Não vá para uma entrevista de emprego achando que já perdeu, não pense dessa forma, anime-se, ponha a cabeça para cima, tenha fé e tenha paciência. Pode não ter sido na seleção passada, mas pode ser nessa, tente uma, duas, três, quantas vezes for necessário, mas não desista, nem sinta-se derrotado, pense positivo porque nesta próxima vez, pode ser a sua colocação.

    Podemos sempre dar o melhor de nós quando fazemos nossa parte com amor e dedicação.

Escrito por

Oportunidades de Trabalho é um portal aberto as empresas que buscam novos profissionais e, a profissionais em busca de uma oportunidade de trabalho.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário